-->

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Extensões do Firefox úteis para quem é tarado por abas.

Não é segredo para ninguém que eu tenho uma tara secreta (?) por abas. Ter 100, 200, 300 abas abertas na mesma janela do Firefox para mim não é algo incomum. Por isso certas extensões relacionadas com abas simplesmente não funcionam comigo (eu devo ser o perfeito beta tester para quem quer otimizar suas extensões). Então se você também tem uma tara semelhante à minha mas é muito tímido para confessar, aí vão algumas extensões que servem para facilitar nossa vida/mania/dependência e que funcionam muito bem com o número ligeiramente obsceno de abas que uso.

Mas primeiro, alguns atalhos default do Firefox que podem passar despercebidos:
  • CTRL+T: Abre nova aba;
  • CTRL+SHIFT+T: Reabre última aba fechada (ótimo quando se fecha uma por engano);
  • CTRL+1 a CTRL+8 : Te leva às abas de 1 a 8;
  • CTRL+9 : Te leva à última aba, não importando se ela for a nona ou não;
  • CTRL+CLICK : Abre link em nova aba.
(lista completa)

As extensões:

Session Manager: Essa é a mais óbvia. Em versões anteriores tinha o frustrante bug de, caso você tivesse a janela de Downloads aberta e a fechasse depois da janela de abas, todas as suas abas eram perdidas. Mas isso foi corrigido algumas versões atrás e agora eu considero o Session Manager quase irrepreensível. Todas as suas sessões são salvas em arquivos .session em formato ASCII que podem ir para backup e/ou serem importados em outro computador.

O FF já é capaz de reabrir as abas abertas na última sessão, sem precisar de extensões, mas o Session Manager te permite um controle muito melhor sobre isso e você pode entre outras coisas salvar e reabrir apenas o conteúdo de janelas. Com isso eu posso, por exemplo, ter uma janela "DealExtreme" que eu salvo e reabro quando quiser. Não seria muito difíícil fazer um programa para sincronizar as sessões entre computadores, que me permitisse estar trabalhando neste momento no desktop e mais tarde ter as mesmas abas abertas no notebook.

Tab Mix Plus (TMP): Não faz muito tempo que eu elogiei o Firefox 3.6 por finalmente abrir abas novas do lado das correntes. Mas o FF continuou com um irritante defeito: novas abas sempre são abertas lá no fim da lista. Não era incomum eu estar lendo alguma coisa lá pela décima aba e precisar de uma nova janela para pesquisar algo relacionado, mas CTRL+T me jogar lá para o fim da lista, 100 abas adiante, exigindo o tedioso trabalho de arrastar a nova aba para junto da que eu estava lendo. Uma das muitas opções do TMP é fazer com que novas abas abram ao lado da aba corrente.

Outra facilidade do TMP que eu uso quando me lembro dela é que este cria no menu de contexto da aba dois items:
  • Proteger aba: A aba não pode ser fechada. Mas o recurso de "reabrir abas" fechadas que o Firefox tem há muito tempo reduz a importância disso. Quem realmente precisa de uma facilidade dessas é o Google Chrome, com suas abas minúsculas e indistinguíveis.
  • Trancar aba: Clicar em qualquer link na aba faz com que esse link abra em uma nova aba, impedindo que você perca de vista a aba "mãe".
TMP tem uma cacetada de outras facilidades, mas ainda não encontrei uso para elas. E desabilite o gerenciador de sessões dele se estiver usando o Session Manager;

Outras extensões que ainda preciso investigar por recomendações de leitores (substituindo Tab Mix Plus) são Tabberwocky (mais promissor) e Tabs Open Relative

BarTap: Nesta eu esbarrei hoje. Quando você usa o Session Manager ou mesmo o recurso embutido no FF, não pode deixar de se surpreender com a burrice do browser, pois todas as abas são recarregadas ao mesmo tempo, competindo por CPU, memória e a banda de internet. Eu costumo me ver obrigado a trabalhar de vez em quando no IE ou no Chrome (tarados por abas como nós não suportam esses dois) porque dá medo tentar reabrir o FF e esperar que a última sessão carregue, o que pode levar uns 1o minutos ocupando toda minha banda de 600Kbps e uma CPU inteira do meu Dual Core.

Bartap resolve isso de uma maneira muito elegante. Todas as abas reabertas durante uma carga de sessão não são carregadas enquanto você não clicar nelas. Assim se você tinha 200 abas na última sessão do FF, ao abrir o browser este vai abrir muito mais rápido com todas as 200 abas na barra de abas, com todos os títulos (ícones, infelizmente, nem sempre), mas sem carregar realmente o conteúdo de nenhuma delas. Basta clicar na aba que você efetivamente vai ler para o conteúdo ser carregado. Caso você precise fechar o browser logo em seguida o Session Manager vai salvar a lista com as 200 abas de novo como se não houvesse nada diferente.


8 comentários:

  1. Eu uso o Tabberwocky e estou satisfeito com ele. Tem bem menos opções que o Tab Mix Plus, mas isto não um problema, pois suas opções são as essenciais.

    Este BarTap deveria existir para o Opera, pois ele me irrita da mesma quanto ao que você disse sobre carregar todas as abas ao mesmo tempo no FF.

    ResponderExcluir
  2. Ehehe... eu só queria entender como fica sua janela no navegador com 200 abas abertas e como você "se acha" no meio da selva :) Eu gosto de abas, mas pra facilitar a navegação. No geral eu fico com umas 5 ou 6 abas abertas que são os sites que eu visito diariamente ou alguma coisa que vi de interessante em outra pagina e mando abrir o link em nova aba pra ler depois.

    Você não poderia ilustar este post com um printscreen da sua tara por abas? eheh.

    ResponderExcluir
  3. Não há como. O FF só mostra umas 16 de cada vez.

    E os sites de pornografia que eu freqüento não são da conta de vocês :-D

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a dica do BarTap.
    Não que eu chegue perto das suas 200 abas, mas costumo ter de 20 a 50.
    Mesmo assim demorava a abrir...

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a dica do BarTap, acontece a mesma coisa comigo, as vezes abro o Chrome ou o Opera porque fico com medo de abrir o Firefox e ter que esperar carregar trocentas abas ao mesmo tempo.

    Um recurso muito útil do Tab Mix Plus é ordenar as abas em fileiras. É a primeira extensão que eu instalo, só por causa disso. Deixo configurado pra 4 fileiras, normalmente uso só 3, e quando a quarta enche, eu paro e tento não abrir abas novas enquanto não fechar algumas.

    ResponderExcluir
  6. Eu acabo de me lembrar de outra situação onde o Bartap é útil. Eu costumava usar o recurso de "senha mestra" do FF, mas deixei de usar porque ao recarregar as abas se houvessem 10 páginas requerendo senha armazenada o FF me pedia 10 vezes a senha mestra. Como Bartap não deixa as abas carregarem acho que posso voltar a usar senha mestra.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o BarTap mesmo!
    Valeu pela dica! Será que não existe alguma extensão que faça tipo não recarregar as abas ao abrir o FF? Se não me engano o opera faz (ou fazia) isso: Quando abre o browser ele simplesmente mostra as paginas do jeito que estavam ao fechar, tipo se tivesse apenas hibernado, e p atualizar só F5 e pronto! Gostei muito dessa idéia mas não consigo trocar o firefox. :p
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Mas tem algo importante faltando aqui, é a informação que eu busco, como fazer um backup das abas, para formatar o hd e repor todas elas, fora isso aprendi algumas boas, valeu!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.