-->

sábado, 2 de maio de 2009

TREO 650: "SOS only" pode ser culpa da VIVO.

Sim. Mesmo que você não seja cliente VIVO o simples fato de haver uma célula da operadora nas proximidades pode impedir o TREO 650 de se registrar na célula da sua operadora. O sintoma é que o aparelho fica um longo tempo exibindo "Network Search..." e depois pára com a mensagem "No service - SOS Only".

Eu estava com meu TREO 650 parado há meses. O problema começou intermitente em julho do ano passado me fazendo pensar que fosse só a antena. Meses depois piorou e acabei pensando que estava com defeito na placa GSM, porque só pegava o sinal da OI "quando queria" e no caminho para casa invariavelmente o sinal sumia.

Por volta de novembro um cliente me disse que o dele também estava com o mesmo problema. Eu assumi que fosse um defeito de fábrica nas placas GSM do TREO. E durante meses eu usei o aparelho apenas como palmtop.

Então em 31 de março um leitor anônimo deixou um comentário curioso em meu outro post:

Infelizmente não resolveu o meu problema...
Mais achei a seguinte informação que funcionou quem sabem apra alguns esta seja a melhor maneira:

Disca no telefone:

#*1800#

e espera 10 a 15s e pronto vai aparecer a sua operadora.


Eu obviamente não vou discar qualquer código sugerido por um anônimo no meu celular, porque pode ser "uma bomba". Mas o número "1800" me deixou curioso e fui pesquisar no Google por "#*1800#". Não achei nenhuma referência, mas acrescentando alguns termos à busca acabei chegando a este fórum, com a solução que reescrevo aqui do meu jeito:
  • Estando na tela principal, menu -> options -> select network
  • Aguarde o TREO procurar. Ele vai parar na janela Select Network;
  • Em Search Bands, mude de Auto para 900/1800 e depois OK,
  • O TREO vai procurar novamente e desta vez vai exibir uma lista com a sua operadora e talvez outras (aqui aparece OI e TIM BRASIL). Selecione-a e OK;
Pronto. O telefone funciona como deveria.

No mesmo dia eu telefonei para meu cliente e a solução funcionou no telefone dele. Eu só pude testar agora no meu porque eu havia desmontado o TREO650 e arrebentei (não sei como) um dos suportes de parafuso e o case não fechava mais. Eu levei um mês para ter tempo de levar até um amigo que sabe fazer "soldagem plástica".

Eu acabei testando discar "#*1800#" para ver o que acontecia. Aparentemente, não muda nada, mas agora parece que mesmo deixando em Auto o TREO650 não tem mais problemas para encontrar o sinal da OI.

A resolver: Meu TREO agora está desligando o telefone (só o rádio) sozinho sem ninguém mexer. Pode ser algum problema provocado pelas minhas inúmeras desmontagens. E o case ainda não está fechando completamente. Edit: isso só acontece com um chip específico. Com o meu chip principal está desde ontem sem desligar.

8 comentários:

  1. Curioso voce nao saber disso. Essa foi a primeira dica que eu tive quando comprei meu treo 650. Quando eu ligo o aparelho ele demora um tempao pra achar a rede. Mas se digitar o #*1800* ele acha a rede da Oi rapidinho. Resumo: Software bugado. Mas ate hoje funciona redondo.

    Minha unica duvida é que de vez em quando ele trava. Notei que acontece com mais frequencia com a bateria abaixo do meio. Mas se deixar no bolso, vira e mexe ele trava (continua piscando o led verde, desliga o radio [?] e nao acende a tela ao apertar qualquer tecla. Mas da pra viver com isso, eu amo esse telefone.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do "soldagem plástica". Como funciona isso?
    A única soldagem plástica que fiz, foi no dia que quebrei o controle remoto da TV e colei com super bonder.

    ResponderExcluir
  3. Aí é "colagem" mesmo :)

    Na "soldagem" (não sei se o termo é esse mas é assim que eu conheço) é usado um pó (acho que é um polímero) mais um catalisador. É assim que se conserta dobradiça de notebook arrebentada.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre6/5/09 12:06

    Conserto notebooks e uso essa resina(pó + líquido) para consertar partes plásticas quebradas, se chama Acrílico Auto Polimerizante,encontrado em casas de materiais odontológicos.

    ResponderExcluir
  5. Funciona com bicarbonato de sódio e super bonder também. Você coloca o bicarbonato no local e depois o super bonder, eles reagem e vira um composto duro. Gambiarra total, mas quebra um galho. Encontrado no mercadinho da esquina.

    ResponderExcluir
  6. Os dentistas usam esse acrílico para fazer moldes (e.g. aqueles usados durante a noite para quem tem bruxismo não desgastar os dentes).

    Sabem, eu tenho um Samsung SGH-V820L (aquele com tv digital) e uso chip da Oi. Em diversos lugares sofro com esse problema ("Somente chamadas de emergência"), e o mais espantoso é que ele acontece até mesmo no meio dos centros urbanos. Se alguém souber uma solução me avise por favor...

    ResponderExcluir
  7. Eu também uso muito esta resina acrilica autopolimerizável (veja em: http://www.classico.com.br/pt/resinas/jet.html ). Este acrílico é de uma dureza formidável, e excelente para recuperar gabinetes e tampas de laptops, pinos plásticos de suporte e retenção de placas de circuito e para criar ou preencher conectores multipinos.

    Para alguns casos, como quando é só uma rachadura no pástico ou um pino plástico quebrado, uma ou duas gotas do polímero líquido em cada face da peça a ser colada já é o suficiente, já que o líquido "funde" (dissolve) o plástico e o mesmo, ao se solidificar, recupera a dureza original do plástico (não submetê-lo a grandes esforços nas primeiras horas).

    Para locais que serão submetidos a esforços maiores, usar o líquido e o pó incolor (a quantidade depende de experimentar um pouco antes de começar a trabalhar com os dois). De preferencia, faça algumas ranhuras no plástico com uma ponta metálica ou com uma furadeira tipo Dremel e uma fresa, para que haja u'a melhor fixação mecânica nas duas partes a serem coladas, misture o líquido ao pó de forma a se ter uma consistencia pastosa, mas não muito líquida, e aplicar ao redor das duas partes. Não tem coisa melhor...

    ResponderExcluir
  8. Jefferson, também tenho um Treo 650 e não encontro uma boa alma que saiba como desbloqueá-lo. Penso em trocar de operadora, mas não tenho como. Você por acaso sabe a manha para isso?

    Ronaldo -
    gambiarrasmaravilhosas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.