-->

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Mudando posições de teclas no Windows

Um cliente me apresentou um problema incomum em uma de minhas visitas há uma semana: a tecla CAPS LOCK do teclado dele não funcionava mais e ele queria saber se eu podia consertar. O motivo é que ele gosta especialmente do teclado, que não se vende mais (um Gertec EZ keyboard ergonômico).

Tem que gostar mesmo, para me pagar por hora por isso.

[24/06/08] Mas você também pode dar uma sobrevida a teclados de notebook com a dica a seguir.

Só a tecla CAPS LOCK não funcionava, o que me fez descartar a hipótese de mau contato em alguma linha/coluna da matriz, mas refiz as conexões assim mesmo. Também procurei por sujeira no contato da CAPS LOCK, mas estava tudo OK. E meu cliente não leva bebidas para junto dos computadores (a propósito: eu levo, o dia inteiro, mas é muito raro eu derramar alguma coisa).

Se me recordo bem, eu até verifiquei a continuidade do circuito flexível com um multímetro. Não encontrei um motivo para a danada da CAPS LOCK se recusar a funcionar.

Não queria deixar o cliente na mão, por isso procurei uma solução por software. Testei dois programas que supostamente podiam ajudar, ambos shareware, mas não chegaram nem perto.

A solução veio quando encontrei a recomendação de um programa gratuito da própria MS, mas dirigido ao Windows 2003: remapkey.exe.



Remapkey tem apenas 340KB, não precisa de instalação e funciona também no Windows XP (assim como no NT e no 2K). Com ele você pode mudar facilmente, por arrastar e soltar, o papel de qualquer uma das 100 teclas básicas de um teclado de PC. A modificação é feita no Registro do Windows, que permite a troca global (funciona para todas as aplicações) dos scancodes associados a cada tecla (um "remapeamento"). O programa pode até ser deletado depois da alteração, porque tudo só depende mesmo da configuração no Registro.

Com a ajuda dele, em segundos, eu configurei a tecla SHIFT direita para funcionar como CAPS LOCK (até controlando o respectivo LED no teclado). Eu esperava que o cliente respondesse com algo do tipo "é o jeito...", mas ele me surpreendeu ficando muito satisfeito com a solução.

Editado: você tanto pode trocar a posição de duas teclas quanto duplicar uma tecla, "eliminando" a outra. E você pode reverter tudo a qualquer tempo, usando o programa.

Se você dá manutenção precisa ficar atento a isso. Se alguém "de sacanagem" usar uma ferramenta como essa no Windows, você vai ficar maluco tentando entender porque nenhum teclado plugado na máquina funciona como deveria, apresentando o mesmo "defeito" esquisito; e até desconfiar de vírus. Remapkey roda facilmente de um pendrive e seus efeitos só serão sentidos depois que o Windows for reiniciado, o que torna ainda mais fácil "aprontar" uma dessas.

Na minha primeira pesquisa, há uma semana, eu encontrei remapkey.exe para baixar em um arquivo único, mas agora não estou achando mais. Você pode obtê-lo no Windows Server 2003 Resource Kit Tools, de 12MB.

[17/08] O leitor Felix localizou e me enviou (obrigado!) o link para apenas remapkey.exe.

14 comentários:

  1. Jefferson,

    Vendo seus últimos dois posts, percebi que assim como eu, você deve, em muitas ocasiões, se sentir mais a vontade utilizando um programinha simples, em arquivo único, que não requeira instação. Não sei se conheces, mas há um site com muita coisa útil que já me quebrou muitos galhos. É o www.portablefreeware.com. Tem um monte de programas que não necessitam de instalação. Tudo dentro da lei, sem serial numbers, keygens ou cracks.

    Se conhecer, deixa pra lá, mas fica a dica para quem não conhece...

    Abraços

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Sabe, sempre quis uma tecla TAB no lado direito do teclado. Acho que vou configurar meu shift pra isso.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Caramba!!! Ia morrer sem saber dessa. E detalhe que eu tenho esse Resource Kit instalado aqui, por causa do Robocopy. E batata: foi só digitar "remapkey" na janela "Executar" e lá veio o programa. Muito interessante :D

    ResponderExcluir
  4. Já que você achou esse programinha, você saberia de algum programa do mesmo tipo, mas para mouse ?

    Eu tenho um trackball logitech que tem 2 botões extras. Por default, o windows os configura como avançar / retroceder - no IE, ele avança para a próxima página, ou retrocede para a última página vista.

    O que eu queria era configurar como page down / page up.

    Se eu instalar o driver da logitech eu consigo, mas sempre achei besteira instala-lo apenas para remapear essas duas teclas.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a dica, só pra agradecer mesmo....

    ResponderExcluir
  6. Existe um comando fácil para ativar um teclado virtual no windows, semelhante ao de bancos na internet. Vá em iniciar, executar e digite OSK , dê OK e vc terá um excelente teclado virtual para corrigir alguns erros, inclusive aparecendo as luzes correspondentes de CapsLock, NumLock, etc. Espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/9/07 15:16

    Seria útil utilizar esse programa para evitar keyllogers ?

    Por exemplo somente aitvar no momento em que for usar banco on line?

    Parabéns pelo site, já recorri muito a vc para obter informações variadas.

    ResponderExcluir
  8. Não. O keylogger vai receber a mesma tecla que o browser. Pode servir para confundir qum estiver olhando por cima do seu ombro enquanto você digita, mas não o keylogger.

    ResponderExcluir
  9. poxa, justamente a tecla do Print Screen nao tem! era o que eu precisava! :(

    ResponderExcluir
  10. Tem como adiciona o "ç" em uma das teclas de um notebook com teclado em inglês?, por exemplo colocar o "ç" no lugar do símbolo do Euro ou Dólar que fica junto com as teclas direcionais (acima, abaixo, direita, esquerda)?

    ResponderExcluir
  11. Fantástica esta dica....

    Me ajudou muito... Estava com cinco teclas do notebook sem funcionar que foram facilmente substituidas pelas F8, F9, F10, F11 e F12.

    Tentei colocar o Shift Direito como Enter, mas não deu certo... O jeito foi colocar ele no F8 mesmo.

    Forte abraço e obrigado pela dica...

    ResponderExcluir
  12. muito bom o programa...e me desculpem pela data do post sei que é antigo mas...mesmo assim vou perguntar caso alguém leia...alguém saberia como configurar o sinal de interrogação?
    meu windows é xp...e como no caso do amigo mais acima onde não aparece o "printscreen", no meu caso não aparece o "?"...por enquanto to usando mesmo "Ctrl+Alt+W" pois algumas teclas estão falhando...vlw, obrigado..

    ResponderExcluir
  13. Luciano Caldeira Sanches24/9/13 05:47

    gostei desse programa, eu troquei a posição da letra "A" pela posição da letra "F", o @ pelo ' e o : pelo ; isto melhorou muito a minha velocidade de digitação.

    ResponderExcluir
  14. Você quer dizer: OUTRA solução da Microsoft, não? Essa não existia em 2007.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.